UTILIZAÇÃO DA CANNABIS MEDICINAL NO RN SERÁ DISCUTIDA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Foto:assembléia Legislativa do RN
“Cannabis medicinal e as perspectivas para a Saúde Pública”. Esse é o tema da audiência pública que será realizada, nesta sexta-feira (29), a partir das 14h, na Assembleia Legislativa do RN. De propositura da deputada Isolda Dantas (PT), o encontro objetiva debater com a sociedade a utilização de cannabinoides para fins medicinais no Estado.
De acordo com Isolda Dantas, estudos comprovam que o uso de substâncias derivadas da cannabis sativa são extremamente eficazes no tratamento de crises convulsivas, depressão, ansiedade, esclerose múltipla, dores neuropáticas, transtornos psiquiátricos, doenças neurodegenerativas e sindrômicas (Parkinson, Alzheimer e Tourette), estágio avançado de doenças inflamatórias e autoimunes (Lupus, Chron, Artrites), além de alguns tipos de câncer.
“Apesar disso, a substância ainda é estigmatizada e proibida, o que compromete gravemente a qualidade de vida de milhares de portadores dessas doenças pelo País”, ressaltou a parlamentar.
Por outro lado, segundo Isolda, em alguns casos de ajuizamento de ações para utilização de medicamentos com essas substâncias, a Justiça tem autorizado. “E em 2015 o DF passou a ser a primeira unidade da federação a garantir o fornecimento do óleo rico em canabidiol para pacientes do SUS. Isso foi uma enorme vitória”, acrescentou.
“Portanto, nosso foco na audiência será mostrar para a sociedade que o estigma e o preconceito não podem obstar o acesso das pessoas ao direito fundamental à saúde, sendo importantíssimo discutir o uso medicinal da cannabis no nosso Estado”, concluiu a deputada.
Foram convidados para o debate representantes de instituições municipais e estaduais ligadas ao tema, além da sociedade civil organizada.
Fonte: Assembléia Legislativa do RN
http://www.al.rn.gov.br/portal/noticias/17067/utilizao-da-cannabis-medicinal-no-rn-ser-discutida-na-assembleia-legislativa